03/01/2016

Vou me aposentar. E agora ?

Flores arteiras, acho que já ganhei o seu carinho e com isso posso me referi a você dessa forma "flores arteiras". Lindo. Que são mulheres lindas e travessas com idades diferentes e todas com o mesmo sonho do artesanato. Aqui estamos para juntas fazermos a diferença. Somos a diferença no mundo. Para trabalhar com artes e sermos profissionais produtivas também. Hoje já não temos essa arte apenas como um hobby. Nada disso. Hoje ela nos tráz sim um bom lucro. Certo ?

Vejo que muitas de minhas artesãs estão se aposentando agora, após mais de 30 anos em uma outra profissão, acredito que essa palavra muitas vezes assuste um bocado. Será ? Creio que sim. Afinal, é uma mudança brusca em seu dia a dia. Um dia eu me aposentei também. Pasme ! E não foi nada muito agradável porque eu não estava preparada. Ninguém me avisou nada. No Brasil, beirando meus 20 e poucos anos inventei de casar e mudar de país. Foi a minha aposentadoria. Porque lá eu trabalhava o dia inteiro e estudava a noite. Aqui tudo o que me atraia era o sofá, a TV na minha frente e nada mais. Com o tempo entendi que eu precisava me reinventar : uma nova atividade, uma nova paixão, um novo TUDO. Então, conheci várias artes. Mas, nenhumas delas piscou pra mim como as costuras. Bordei, lia bastante, fiz scrapbooking, web designer. Era de tudo um pouco. Mulher de personalidade forte que sou não se apega aos poucos. Então, a costura pra mim era o TUDO. Além de minha paixão, fomos nos conhecendo, era um futuro promissor me trazendo de voltar ao mercado de trabalho.

Se prepare para se aposentar.
Lá no passado é possível que você tenha tido esse sonho "Viver do artesanato". Agora, com a maturidade, e todas as ferramentas ao nosso favor temos mais chances para transformar esse sonho em realidade. Vocês concordam ? Se descordar o nosso carinho continua o mesmo. Porque não somos ninguém se seguimos sozinhas no mundo. Eu posso ajudá-la ensinando a você a se profissionalizar. Você aceita uma mão amiga ?

O que precisamos para começar a costurar ?
Lápis e caneta em mãos. Quem tiver o bloquinho rosa da Hello Kitty ou de imagens vintage podem puxar do bolso também. Nesse vídeo mostro a você TUDO o que precisamos. Mas, alto lá, não precisa sair comprando tudo em uma única tarde. Porque comprar também é divertido e se você fizer isso com cautela será prazeroso também. Por favor não pense que o artesanato é uma ditadura. Não se importe com as regras. Apenas faça com humor e amor. Pensando nisso fiz também que produtos práticos e rápidos. Estilo pá pum. São maravilhosos para começar a aprender e vender. Sim, as vendas são o zelo tão desejado para a nossa profissão, então mais um vídeo para acrescentar no seu novo começo.





2 comentários:

  1. Amei e me identifiquei com o Post! Sempre gostei de artesanato! Já pintei tela a oleo, fiz sabonete, ponto cruz, Smirna, Arraiolo, bombom... Desde de adolescente aprendendo uma coisinha aqui e ali. Essa paixão pela costura veio qd a Mellany chegou (Shihtzu) inventei de comprar uma máquina para fazer vestidinho para ela e como consequência veio o artesanato/Patchwork junto. Pesquisando na Net de repente encontrei uma pessoa maravilhosa para dividir seu conhecimento com muito carinho e que me ensina a cada dia a não desistir e persistir. Só sei que está sendo maravilhoso! Sou Biomédica e Técnica de Enfermagem e hj estou me reinventando com o artesanato. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu adorei. Devo me aposentar daqui uns quatro anos, mas as costurices já fazem parte da minha vida e estou focando para quando me aposentar já estar com tudo organizado. Vamos nessa!
    Bjs.

    ResponderExcluir