04/01/2016

Cuidados com a máquina de costura



Sempre favoritamos uma de nossas máquinas de costuras. Sou dessas artesãs que agarra amor e dali então se dedica para que a história seja duradoura. A minha primeira máquina foi uma da Singer. A modelo Simple 3116 com 18 pontos. No começo ? Meu Deus. Jurei que a danadinha estava com defeito e com o corre corre da vida não fui reclamar na loja. Mas, sempre que me sobrava tempo eu tentava costurar mais uma vez sendo que a linha fugia da minha agulha com muita facilidade e quando não fugia tudo ficava folgadinho demais. Organizei um jantarzinho na minha casa e a mãe de minha amiga veio junto e me fez o favor de dar uma olhada na máquina. Sabem qual era o defeito ? AGULHA MAL POSICIONADA.
E dali então não perdi mais a oportunidade de aprender sobre a minha máquina e fazer vários testes também. Com o tempo mudei de amor para me reinventar e adquiri a Singer Stylist 7258 que é luxo poder e glória. Uau, com essa bonita trabalhei por 5 anos confeccionando artesanatos variados. Com camadas variadas. Mas, vez e outra eu descobria mais de seus encantos como por exemplo se a agulha, logo que eu mudava o ponto decoradinho,  batia na placa ou até mesmo no calcador. Com isso ia apresentar o erro C4. O temido.
Flores arteiras, cuide de sua máquina de costura para que ela dure muito e te faça mais produtiva no trabalho. Parece complicado, mas com carinho e um bocadinho de tempo entramos no ritmo de CONHECER antes de usar. Aqui vão algumas dicas :

LIMPE SUA MÁQUINA : Rá eu tenho certeza que você pensou imediatamente que sempre passa um pano seco em volta de toda a sua máquina. Bate a poeira. Mas, você esquece de abrir a parte da bobina para tirar todo o encaixe e passar a vassourinha lá. Acertei ? Limpe tudo que estiver visível ao seus olhos e se precisar use uma pinça para puxar algum rolo de linha preso. Faça isso pelo menos 4x por mês. Dependendo do uso de sua máquina. 

LUBRIFICAÇÃO:  Sim, é fato que uma gotinha de óleo para máquina vai fazer um bem enorme para a sua e nada de pensar porque é último modelo do mercado que não precisa. Precisa. Acredite em mim. Vale ressaltar para jamais substituir o óleo certo por outros que já temos em casa como o óleo de cozinha.  Faça esse ritual de tempos em tempos. Lubrificou ? Agora tem que limpar, fazer a máquina funcionar costurando para que o óleo escorra e se espalhe. Use um retalho e costure bastante. 

AGULHA e LINHA: Assim como você eu também já embolei muita linha na bobina e isso acontece porque a linha está mal passada. Seja a linha de cima ou até mesmo da própria bobina. Linha mal passada deixa também a costura folgada. Aprenda também como colocar a agulha : não deixe muito apertada, não deixe muito folgada. E a parte reta da agulha vai ficar de costas pra você. Entendeu ? Mil cuidados com agulhas tortas e troque com uma certa frequência também.

DELICADEZA E PACIÊNCIA : Estamos falando de uma máquina. Algo eletrônico e com seus segredos também. Paciência e delicadeza SEMPRE. Isso não vai prejudicar você em nada. Travou ? Tente mais uma vez. Quebrou a agulha pela milésima vez ? Descanse e volte a tentar depois pensando melhor no que pode está acontecendo antes de querer ser o mecânico e abrir toda a sua máquina. Chuta o pedal ? Nunca e jamais. 

CONSULTE O MANUAL: Pintou uma dúvida ? Apareceu um defeito ? Ou onde encontrar ? Então tenha sempre por perto o manual da sua máquina e muitos deles hoje estão disponível na internet. O manual sempre será a nossa melhor fonte de consulta porque foi criado por toda uma equipe que criou junto o seu modelo de máquina. 







5 comentários:

  1. ahhhhh adoro seguir você minha querida, sempre com conselhos úteis e muito práticos!!!!! Deus lhe abençoe sempre!!!!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelas dicas jê,agora é só se jogar na soja,ops na costura kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas! obrigada amiga linda do coração...abraços

    ResponderExcluir