04/09/2015

Cuidados com os Tecidos



Minhas lindas, muitas de vocês sempre estão me perguntando sobre a importância de lavar bem o tecido antes de ser usado em sua costuras. O que você acha ? Vamos testar ? Me conte como tem feito com os novos tecidos do seu ateliê. 

Eu costumo lavar quando eles são muito escuros até mesmo os que são de 100% algodão. é bem simples o meu processo : coloco na máquina com um pouco de sabão em pó, o de uso diário de minha casa, mudo a carga da minha máquina para tecidos leves. Pronto. Aqui não temos varal então uso a secadora em velocidade baixa para secar. Depois corro para o abraço de minhas costuras com minhas escolhas de tecidos.

A Maria Cereja tem todo o cuidado em mostrar a importância.
Vejam : 

- É imprescindível lavar os tecidos de cores vibrantes que tem uma maior possibilidade de desprenderem tinta separadamente de outras roupas e tecidos.

- Lave todos os tecidos de algodão antes de aplicar em suas peças, com bastante água corrente.
- Produtos com cloro em sua composição podem causar desbotamento e até danificar o seu tecido, portanto, não use alvejante com cloro.
- Não deixar de molho e secar a sombra preserva a durabilidade do tecido.
Esses procedimentos vão diminuir a incidência de problemas referentes a soltura de tinta e encolhimento.

2 comentários:

  1. Olá Jê,
    Eu costumo lavar sempre os meus tecidos.
    Ponho na máquina e ponho o programa eco, que dura 15 minutos, a centrifugação no valor mais baixo e a água fria. Não costumo usar detergente. Depois estendo na corda (varal) e apanho assim que percebo que os tecidos estão secos. Eu costumo passar a ferro quando tiro da corda e depois dobro e arrumo. :)

    ResponderExcluir
  2. Agora que comecei a usar tecido. E tenho uma pergunta ele não desfia?

    ResponderExcluir